top of page

Reconstrução Híbrida - Enxerto de Gordura
na Mama (Lipofilling)

ENXERTO GORUDRA.png
ENXERTO DE GORUDRA2.png

Reconstrução Híbrida - Enxerto de Gordura
na Mama (Lipofilling)

Cirurgia

O enxerto de gordura ou lipoenxertia, também conhecido como lipofilling, é uma técnica de cirurgia plástica que usa a gordura do próprio corpo para infiltrar nas mamas, a fim de corrigir pequenos defeitos e assimetrias resultantes de cirurgia conservadora ou da reconstrução mamária. É indicado para aumentar o volume das mamas ou suavizar o aspecto da transição da prótese de silicone com a parede do tórax, além de melhorar a qualidade da pele após realização de radioterapia e também reconstruir totalmente as mamas com pequeno volume.

Técnica

Para realizar o procedimento é necessário retirar gordura de outras regiões do corpo onde ela se encontra em excesso, como abdome, costas ou coxas por exemplo. Para isso é feita uma lipoaspiração que remove a gordura localizada, ajudando a esculpir, afinar e definir a região onde é realizada. A gordura recolhida é tratada e purificada de forma a remover o sangue e outros restos celulares. Quando a gordura se encontra tratada e pronta, ela irá então ser enxertada na região pretendida usando agulhas finas, através da realização de microinjeções. A aplicação é feita com um volume médio de 30% a mais do que o pretendido, uma vez que esse é o percentual de reabsorção da gordura pelo organismo.

Anestesia e Internação

O procedimento de enxerto de gordura é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia local, com ou sem sedação. Também pode ser necessário algumas vezes anestesia geral, dependendo da extensão e volume que é necessário ser lipoaspirado. A cirurgia é ambulatorial, não havendo necessidade de internação no hospital e a alta ocorre em torno de 6 h após o término da cirurgia, quando a paciente estiver recuperada da anestesia.

Cuidados Pós-Cirúrgico

Nos primeiros 3 dias de recuperação existe edema e leve desconforto na área operada, e são indicados analgésicos para aliviar a dor e desconforto. É comum surgirem inchaço ou equimose no local da cirurgia. Estes sintomas desaparecem geralmente ao final de 3 ou 4 semanas, sendo recomendado repousar e evitar esforços no primeiro mês de recuperação. Atividades físicas podem ser retomadas em 30 dias. Nas áreas do corpo onde a gordura foi retirada recomenda-se a utilização de malhas compressivas por 30 dias, e realização de drenagem linfática para diminuir o desconforto e edema.

FALE VIA WHATSAPP DR. LAITANO.png
bottom of page