Reconstrução Mamária
Cirurgias que melhoram a autoestima e qualidade de vida
Reconstrução mamária é o procedimento que visa restabelecer a forma, volume e simetria das mamas quando, no tratamento para o câncer de mama, é necessário retirar parte ou todo o tecido mamário, causando importante mutilação.
Não podemos esquecer a importância da mama para a mulher, seja do ponto de vista da maternidade, da sexualidade e do sentir-se bem na sua total integralidade. Por isto a reconstrução mamária é de grande importância como parte do tratamento para o câncer de mama e na sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida destas mulheres.
Existem várias maneiras de se reconstruir a mama, dependendo de cada caso. Abaixo estão as técnicas mais realizadas em nossa clínica.
A Oncoplastia (reconstrução parcial da mama), que apresenta poucos riscos de complicações e ótimo resultado estético, pois normalmente são associadas técnicas de cirurgia plástica junto com a retirada do tumor, fazendo com que mais normalmente se consiga uma boa simetria e um bom resultado da mama em relação a sua forma e volume. Nesta técnica é realizada uma retirada parcial da mama e a mama é reconstruída com os tecidos remanescentes.
Quando não é possível realizar uma oncoplastia, devido à relação entre o tamanho do tumor e o tamanho da mama, ou quando é retirado todo tecido mamário, torna-se necessário reconstruir a mama de outra forma. A mais frequente e mais simples é o uso de Prótese de Silicone e Expansor de Tecido.
Também poderá ser realizada a reconstrução mamária usando o próprio tecido da paciente, seja com a gordura e o músculo das costas, seja com a gordura e o músculo do abdome. É o chamado Retalho Miocutâneo do Músculo Grande Dorsal (GD ou LD) e Retalho Miocutâneo do Músculo Reto Abdominal (TRAM).
Existe também a Reconstrução Híbrida, onde são usadas as técnicas anteriores em combinação com a lipoaspiração, retirando-se e preparando a gordura para ser enxertada na mama a ser reconstruída, podendo dessa forma ser reparada uma parte da mama, algum defeito ou até mesmo a mama inteira. Esse processo é denominado Enxerto de Gordura (Lipofilling).