Reconstrução da Placa Aréolo-Papilar


Reconstrução da Placa Aréolo-Papilar
Cirurgia
Normalmente é a cirurgia que dá o refinamento na mama que foi reconstruída e perdeu o complexo aréolo-papilar, sendo realizada no último estágio da reconstrução mamária.
O complexo aréolo-papilar (CAP) corresponde a uma estrutura importante para a estética das mamas. Sendo assim, sua ausência ou deformidade pode impactar fortemente a autoestima e o bem-estar da mulher.
A cirurgia de reconstrução do complexo aréolo-papilar é recomendada para corrigir irregularidades e cicatrizes pós-cirúrgicas da região, reparar os efeitos estéticos da mastectomia em que houve a retirada do complexo aréolo-papilar, além de corrigir necrose decorrente de cirurgias mamárias estéticas ou reconstrutoras.
Técnica
Para reconstruir o complexo aréolo-papilar podem ser utilizadas diferentes técnicas, a começar pelos enxertos para reconstruir a aréola. A reconstrução do mamilo é feita com retalhos de pele da própria mama ou outras regiões do corpo ou porções da papila contralateral. Para ter noção do tamanho e formato ideal da nova placa aréolo-papilar, usa-se como referência a mama do outro lado. Incisões são feitas na pele e os retalhos são elevados e suturados para dar forma à nova papila (bico do seio).
A tatuagem médica é outra técnica muito utilizada e que visa pigmentar aréola e papila para devolver a estética harmoniosa do complexo aréolo-papilar. A região é desenhada previamente, sempre utilizando como base o lado oposto. A tatuagem é feita com cores aproximadas do tom natural do mamilo da paciente, respeitando o tom de pele.
O procedimento é seguro e totalmente estéril, feito com agulhas descartáveis. Vale destacar que essa técnica é uma ótima alternativa para reforçar a cor da papila e da aréola depois de cirurgias mamárias ou, até mesmo, para disfarçar cicatrizes locais. Um efeito 3D pode ser obtido, simulando uma certa projeção da papila. Retoques podem ser necessários com o passar dos anos.
Anestesia e Internação
O procedimento pode ser realizado com anestesia local ou com sedação. É uma cirurgia ambulatorial, não havendo necessidade de internação hospitalar. Em caso de sedação, a alta ocorre em torno de 2 a 6 h após o procedimento. Caso tenha sido feito anestesia local pura, a alta hospitalar será imediata.
Cuidados Pós-Cirúrgico
Após a cirurgia são indicados analgésicos em caso de dor. Não é necessário o uso de um sutiã cirúrgico.
Curativo com pomada antibiótica pode ser necessário.
Geralmente, os pontos do mamilo são removidos cerca de 7 a 12 dias após a cirurgia, podendo então a paciente retornar às atividades de rotina. Atividades físicas podem ser retomadas em 30 dias.