Simetrização das Mamas


Simetrização das Mamas
Cirurgia
A cirurgia para tratamento do câncer de mama geralmente não é um procedimento único, pois primeiro é realizado o procedimento de retirada da mama e sua reconstrução e, após um período, é feita a simetrização da mama oposta para que ela fique mais parecida com a reconstruída.
A cirurgia também pode ser usada para correções de assimetrias decorrentes de outras causas.
Tipos de Correções Assimétricas
Na medicina, usa-se o termo “assimetria mamária” para denotar uma diferença no aspecto das mamas, que pode ser de vários tipos, como por exemplo: tamanho, posição das aréolas, formato, inserção no tórax, prolongamento lateral da mama, peso, entre outras.
Alcançar a simetria varia de paciente para paciente e deve ser avaliada para minimizar o problema. Enquanto em algumas pacientes é necessário fazer uma redução mamária (mamoplastia redutora), em outras será necessário colocar um implante de silicone para aumentar a mama (mastoplastia de aumento) e em outras ainda será necessário apenas levantar as mamas (mastopexia). Até mesmo um enxerto de gordura (lipofilling) pode ser necessário para obtenção de uma melhor simetria, corrigindo pequenas deformidades.