Mamoplastia de
Aumento/Prótese de Mama


Mamoplastia de Aumento/Prótese de Mama
Cirurgia
A mamoplastia de aumento utiliza próteses mamárias de silicone para aumento das mamas. A cirurgia é indicada para pacientes com mamas muito pequenas, com excesso de pele ou que tenham mamas com tamanhos diferentes.
Técnica
A técnica não corrige mamas severamente caídas. A prótese pode ser colocada atrás da glândula mamária ou atrás do músculo (submuscular/dual plane). Para obter-se um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de levantamento da mama (mastopexia) é indicado e pode ser realizado concomitantemente.
Tipos de Próteses
As próteses têm diferentes texturas (cobertura do envelope).
As próteses podem ter dois formatos, redondo ou anatômico (forma de gota). A prótese redonda deixa o colo (região do decote) mais desenhado e garante melhor contorno da mama, sendo normalmente indicado para pacientes que já possuem algum volume mamário. A prótese anatômica ou em forma de gota, em que o maior volume da prótese está concentrado na parte de baixo, resulta no aumento da mama de forma mais natural, porém deixa o colo pouco marcado.
As próteses de silicone também possuem diferentes larguras, alturas, projeções e volumes.
Tipos de Incisões
A incisão para colocação da prótese pode ser feita em diferentes locais: submamária (no sulco inferior formado entre a mama e o tórax), periareolar (ao redor da metade inferior da aréola) ou axilar (em uma prega natural dentro da axila). A prótese é colocada por baixo do músculo peitoral maior (submuscular), quando a paciente não tem praticamente nenhuma mama ou é muito magra, ou diretamente atrás do tecido mamário, acima do músculo peitoral maior, (subglandular), quando se tem pele e gordura suficiente para cobrir a prótese dando uma aparência mais natural a mama.
Anestesia e Internação
A mamoplastia de aumento é realizada em ambiente hospitalar. A anestesia geral é a mais utilizada, com uso de bloqueios locais para diminuir a dor após o procedimento e não há necessidade de internação hospitalar. Também pode ser realizada com anestesia local ou peridural com sedação. A alta ocorre em torno de 6 h após o término da cirurgia, quando a paciente estiver recuperada da anestesia.
Cuidados Pós-Cirúrgico
Após a cirurgia são indicados analgésicos em caso de dor. É necessário o uso de um sutiã cirúrgico especial, tanto de dia como à noite por 30 dias.
A paciente não necessita ficar com os braços totalmente imóveis, pois inclusive a movimentação ajuda a diminuir rigidez do ombro posteriormente. O que se recomenda é que se evite abrir os braços em mais de 90° ou realizar esforço excessivo.
Geralmente, não existem pontos a serem retirados e a paciente precocemente pode retornar às atividades de rotina. Atividades físicas podem ser retomadas em 30 dias.